Abordagem Dirigida
Sabemos que, em algumas situações, toda e qualquer investida ou tentativa de convencimento de tratamento à pessoa que necessita de ajuda, e que se encontra com seu quadro bem avançado da doença, geralmente, são ineficazes pelo fato deste ser humano já ter passado de seu limite, agindo com irresponsabilidade. A pessoa precisa de ajuda e cuidados clínicos imediatos, porém, em muitos casos, sentimos que não temos mais opções e argumentos de convencimento para que o tratamento se inicie.
Muitas vezes a fala: “você precisa se tratar e cuidar de sua saúde” causa estresse e situações de enfrentamento na relação familiar, com muitos comportamentos agressivos e intoleráveis. Essa situação é mais frequente quando a pessoa dependente já passou por outros episódios de internação e, claramente, não obteve sucesso com o tratamento anteriormente realizado.
Pensando nestes casos, apresentamos abaixo, nosso serviço de ABORDAGEM DIRIGIDA, realizado pela equipe de especialistas do COMO ONDE TRATA.
Conceito:
ABORDAGEM DIRIGIDA propõe utilizar as técnicas de uma equipe especializada, como uma outra opção e nova forma de convencimento, junto a pessoa que precisa iniciar sua internação e começar seu programa de tratamento.
Neste modelo de abordagem a comunicação ocorre de forma tranquila, sem estresse e com a participação VOLUNTÁRIA de quem precisa de tratamento e ainda não está convencida.
Este trabalho não é utilizado para qualquer tipo de ameaça ou de confronto, constituindo-se em uma alternativa para mudança de rota de uma internação de forma involuntária, através do convencimento e engajamento no tratamento proposto.
Como Funciona:
Abaixo nossas sugestões, as quais compreendemos como eficazes para o sucesso de uma abordagem dirigida:
- 1 sessão de esclarecimento (vídeo ou presencial) de até 90min, com os familiares ou parentes ou o responsável pelo caso, para explicação da situação atual;
- 2 sessões da ABORDAGEM DIRIGIDA, de até 90min cada, que pode ser por vídeo ou sempre que possível no formato presencial. Nestes dois encontros conversaremos com a pessoa que precisa de ajuda, para apresentar novo entendimento da proposta de tratamento, entre outros esclarecimentos, como modelos terapêuticos, locais para internação, e todos os detalhes e proteções necessárias para iniciar a busca de seu tratamento ideal e específico;
- Após o 3º encontro formatamos a entrega de um pequeno resumo com observações e encaminhamento do caso diretamente a todos envolvidos.