Pessoas que relataram vários sintomas atrelados a um possível quadro de dependência química na adolescência apresentaram dois ou mais desses sintomas na idade adulta, de acordo com um estudo publicado na revista científica JAMA Network Open. Os pesquisadores da University of Michigan (EUA) notaram um potencial uso indevido de medicamentos, mesmo depois de anos.
O artigo faz um alerta para a prescrição de medicamentos na adolescência, por conta de uma possível dependência (transtorno por uso de substâncias) na vida adulta. Com o passar dos anos, esses indivíduos também se tornaram mais propensos a se automedicar com opioides, sedativos ou tranquilizantes.
Embora o uso de álcool, cannabis ou outras drogas seja comum entre os adolescentes, estudos anteriores sugeriram que a maioria dos adolescentes reduz ou cessa o uso de drogas ao entrar na idade adulta. No entanto, o projeto de Michigan ressalta que adolescentes com múltiplos sintomas de dependência dificilmente deixam isso para trás.
O estudo faz parte de um grande projeto chamado Monitoring the Future Panel, que vem acompanhando o comportamento de indivíduos desde 1976, com uma atenção especial voltada ao comportamentos de uso de drogas. Para esse artigo específico, os pesquisadores analisaram um subgrupo de 5.317 participantes avaliados pela primeira vez na adolescência, entre 1976 e 1986, acompanhados até atingirem a idade de 50 anos.
Com isso, a equipe de pesquisa examinou a relação entre a gravidade dos sintomas do transtorno por uso de substâncias aos 18 anos e o uso de medicamentos prescritos, uso indevido de medicamentos prescritos e sintomas de transtorno por uso de substâncias até os 50 anos de idade nesses indivíduos.
Segundo o artigo, cerca de 54% dos adolescentes que relataram dois a três sintomas (indicativos de transtorno por uso de substâncias “leve”) tiveram dois ou mais sintomas de transtorno por uso de substâncias na idade adulta. Sinais mais graves também indicaram taxas mais altas de uso indevido de medicamentos prescritos na idade adulta.
Fonte: JAMA Network Open, Michigan News