Sobre Nós
Nossa Origem
Trabalhando alguns anos na prática clínica no tratamento de pessoas com problemas de uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas, tais como: álcool, outras drogas e medicamentos. Após inúmeras conversas e atendimentos junto dos familiares em palestras e aconselhamentos, surgiram várias constatações, pensamentos e frustrações diante de serviços disponibilizados por empresas e instituições, que conseguem oferecer ou atingir minimamente protocolos de um tratamento.
Com 25 anos no mercado de saúde mental, surge em minha mente e em minhas reflexões, uma velha questão que deve ser respondida: “Existem lugares, instituições, clínicas especializadas que estejam suficientemente adequadas ou preparadas a ofertar um tratamento: profissional, científico, humanizado e eficaz?”. Junto aos pacientes e seus familiares, colegas de profissão e em estudos dirigidos, a resposta quase sempre é: “Eu não sei”, ou: “Faço uma ideia…não tem como garantir…”. As dúvidas continuam, sobre métodos e serviços e a busca por um local torna-se uma jornada angustiante pela falta de conhecimento, informações suficientes, a falta de referência e confiabilidade dos serviços. Criando uma enorme sensação de impotência.
Diante desta realidade surge a ideia de realizar um levantamento e fornecer as informações que serão divulgadas em um site próprio. Simples assim. Site este habilitado com ferramentas – filtros – dicas e orientações – caminhos e detalhes. Observações, comentários, críticas, fotos, vídeos, depoimentos e muito mais.
Nasce o COMO ONDE TRATA, ferramenta virtual disponível para livre acesso e busca, contendo informações detalhadas sobre modelos e locais para tratamento em Transtornos por Uso de Substâncias e Saúde Mental.
Realizamos visitas presenciais e/ou por vídeo nas instituições de tratamento, aplicando um modelo de entrevista disponível em nosso site. A entrevista é realizada por nossa equipe de especialistas no tema, que proporcionará à prestadora de serviços um critério honesto e transparente na relação com a pessoa que procura ajuda e irá navegar no site.
A ideia é fornecer maior clareza e honestidade nas informações para que a pessoa que busca ajuda possa avaliar, analisar, catalogar, diagnosticar, informar sobre sua escolha de modelo de tratamento e seu local ideal.
Missão
Informar e orientar a todos – população em geral e profissionais interessados, sobre os serviços, métodos e abordagem clínicas existentes, bem como, os locais de tratamento para Transtorno por Uso de Substâncias e suas comorbidades.
Visão
Criar um catálogo virtual extenso, com o maior número de instituições inscritas e registradas possível, para informar a população sobre as opções de tipos de tratamento e seus respectivos locais no Brasil, a respeito destes serviços realizados e suas particularidades.
Justificativa
- O serviço não existe no Brasil.
- Serviço que é de extrema importância e sua demanda por informações é grande.
- Pouco se sabe acerca das instituições e modelos existentes para tratamento que trabalham no setor.
Público Alvo
- A toda sociedade civil interessada.
- Dependentes químicos e seus Familiares.
- Psicólogos, Psiquiatras, Médicos, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Profissionais de Saúde, Terapeutas holísticos e Órgãos Governamentais.
Objetivos
- Livre acesso e pesquisa para qualquer pessoa, para escolher e decidir pelo modelo ideal de tratamento.
- Auxiliar profissionais de saúde nas informações e busca.
- Visitar os locais de tratamento para entrevista sobre os serviços.
- Catalogar de forma precisa e real as informações.
- Divulgação os dados coletados no site
Nossa História
A base da criação do conceito e ideia do site COMO ONDE TRATA, surge com o psicólogo Hiram Ravache. Após presenciar o depoimento de um familiar (mãe) de um dependente químico, hoje em recuperação, ao relatar o sofrimento e horrores sofridos pela doença do filho na busca de ajuda e tratamento, ao ser questionada, que se fosse possível mudar algo em seu passado, mudar algo que pudesse ajudar na questão que envolveu sua família em relação às drogas, qualquer coisa, o que ela gostaria de optar ou fazer?- Sem hesitar, a resposta dela foi rápida: “gostaria que naquela época eu pudesse ter tido acesso à maiores informações e melhor orientação sobre como tratar meu filho…”.
Diante desta constatação, a doença e a desinformação atingem muitas pessoas e seus familiares, em 2020 surge o desejo de iniciar um projeto e a criação de uma ferramenta (site) acessível e que pudesse direcionar as pessoas que buscam ajuda.
Nesta trajetória da ideação à concretização, pude contar com a participação e o apoio de Fernando Harden Nunes, meu sócio nessa jornada.
Meus agradecimentos aos muitos colaboradores que se sensibilizaram com o tema e generosamente contribuem com seus conhecimentos, são eles: A psicóloga Stephanie C. Müller, o psiquiatra Dr. Marcelo Ribeiro, a atriz Irene Ravache, a psicóloga Valéria Rocha Brasil, os promotores Dr. Mário Sérgio Sobrinho e Dr. Jaime Nascimento, o psiquiatra Dr. Quirino Cordeiro, ao amigo Claudio Müller, entre tantos outros seres especiais e carinhosos. Hoje o projeto e a criação desta ferramenta virtual só são possíveis com a ajuda constante que recebemos de nossos parceiros e colaboradores, que integram a rede e equipe do projeto COMO ONDE TRATA, em especial à Rejane e Valéri.